Prevista para esta quinta-feira (19), a missão espacial NS-21 foi adiada após a Blue Origin ter descoberto problemas no lançador New Shepard nas verificações que antecedem ao voo.
+ Boeing CST-100 Starliner será lançado nesta quinta-feira (19)
+ Blue Origin: saiba como será o voo do 2º brasileiro a ir para o espaço
+ Brasileiro irá para o espaço em voo da Blue Origin; saiba mais
O anúncio foi feito na última quarta-feira (18). De acordo com a Blue Origin, um dos sistemas de reserva do foguete não cumpriu os requisitos de performance esperados pelas equipes, o que levou a um cancelamento por tempo indeterminado.
During our final vehicle check-outs, we observed one of New Shepard’s back-up systems was not meeting our expectations for performance. In an abundance of caution, we will be delaying the #NS21 launch originally scheduled for Friday. Stay tuned for further updates.
— Blue Origin (@blueorigin) May 18, 2022
Um dos tripulantes da missão NS-21 é o engenheiro Victor Hespanha, que se tornará o 2º brasileiro a ir para o espaço e o 1º turista espacial do país.
Trata-se, na verdade, de um voo suborbital. Com duração de 11 minutos, o voo realizado pelo New Shepard e leva os passageiros até a Linha de Kármán, localizada a 100 km de altitude e que marca o início do espaço.
A cápsula volta para a superfície com o uso de paraquedas. Já o foguete lançador é reaproveitável e pousa para o aproveitamento em novos voos.